MDF e MDP: qual é a diferença?

Entenda as singularidades desses materiais



MDF significa, em inglês, Medium Density Fiberboard, ou Fibra de Média Densidade, em tradução literal. Esse material é de uso exclusivo para móveis internos. Suas principais utilidades destacam-se pelas possibilidades de manuseio, pois pode ser pintado, cortado, perfurado e encaixado.


O MDP tem as mesmas funcionalidades, mas a principal diferença é a madeira, pois esse material é composto por partículas de madeira em camadas. Utilizamos a abreviação MDP, porque, em inglês significa, Medium Density Paticleboard, que quer dizer Painel de Partículas de Média Densidade.


Mesmo tendo essa semelhança, os dois elementos têm densidades diferentes. O peso e a resistência entre os materiais fazem toda a diferença no resultado final.

Os móveis que são feitos de MDF são mais firmes, pois o material é composto por fibras de madeira e essa singularidade impacta na estabilidade, acabamento e superfície.


Compreender essa diferença é fundamental para entender por que móveis sob medida possuem durabilidade, acabamento e principalmente resistência. O MDP e o MDF são produzidos a partir de matérias-primas diferentes. Móveis sob medida são fabricados em MDF para aguentarem mais tempo e é visivelmente perceptível a qualidade. O MDP é utilizado em 90% dos móveis planejados, já que os módulos são pré-definidos, porém esse material é mais frágil a água e umidade.



Serviço:

Linha Nobre Móveis Sob Medida – Direto da Fábrica

www.linhanoobre.com.br

Contato: (41) 3045-5030 | WhatsApp (41) 99957-3045


19 visualizações